sexta-feira, 29 de abril de 2011

Geografia? É com a Dona Benta!


Responsável: Renato P.
Disciplina: Geografia
Público-alvo: 6º ano – Ensino Fundamental


Atividades:

• Leitura do texto “O nosso sistema solar”, da obra “Serões de Dona Benta” (1960).

• Discussão a partir da crítica do autor em relação ao racismo:

 — O meio de fazermos uma ideia clara do tamanho dos planetas e do Sol — continuou Dona Benta — é representá-los na mesma escala. O Sol, por exemplo, seria figurado por uma bola de metro e meio de diâmetro. A 66 metros de distância colocaríamos um grãozinho de ervilha, representando Mercúrio. A 126 metros poríamos uma jabuticaba das miúdas representando Vênus. — Como, Dona Benta? — veio Emília. A jabuticaba é preta e Vênus era loura. [Uma negra não pode representar uma branca]. Em vez da jabuticaba, eu punha uma bolinha de naftalina...”.

• Ao final, os educandos deverão registrar a aprendizagem por meio de desenhos.


Considerações:

Apesar de trazer informações científicas, o que necessitou adaptação e atualização de algumas informações, o livro “Serões de Dona Benta” (1960), de Monteiro Lobato, proporciona leitura leve e apaixonante. Neste capítulo, dona Benta apresenta a seus netos, Narizinho e Pedrinho, ao visconde e à Emília o sistema solar de maneira criativa e direcionada. O objetivo principal da atividade é favorecer o aprendizado da Geografia, além de proporcionar ao educando uma viagem ao mundo da literatura, através da obra de Monteiro Lobato.


Referência:

LOBATO, M. O nosso sistema solar. In: Serões de Dona Benta. São Paulo: Brasiliense, 1960.


Como aconteceu...


Primeiro, a roda de leitura...












Depois, Dona Benta e a boneca Emília fizeram uma visitinha aos educandos...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Monteiro Lobato e o Dom Quixote das crianças...


Segundo pesquisa da Unesco em 2002, Dom Quixote é o segundo livro mais lido da história, e um dos mais traduzidos. Uma obra torna-se clássica quando é sempre uma referência - apresenta características que permitem adaptá-la a qualquer época, trazendo para o presente o exemplo do que é atemporal. Temas como desejo de justiça, amor, amizade, luta entre loucura e razão estão em Dom Quixote. Afinal, em todas as épocas, não lutamos por nossos ideais? Por isso, a história de alguém que pensa ser cavaleiro, continua viva e revisitada por pintores, filósofos, poetas, dramaturgos, adultos e crianças quatro séculos depois.

terça-feira, 19 de abril de 2011



Dom Quixote, de Cervantes, chega aos 406 anos seduzindo novas gerações de estudiosos e leitores.
Ah, Dom Quixote...
Que estória maravilhosa! Não foi à toa que Monteiro Lobato escreveu o
"D. Quixote das crianças"
As arqui-famosas aventuras de D. Quixote de la Mancha e de seu gordo escudeiro Sancho Pança aparecem aqui contadas por dona Benta, naquele seu modo de contar que é só dela. Emília entusiasma-se com o herói e em certo momento resolve imitá-lo - e armada dum cabo de vassoura, feito lança, investe contra as galinhas do quintal. E tanto faz, que tia Nastácia teve que agarrá-la e prendê-la numa gaiola, como aconteceu com o herói da Mancha na sua loucura...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Alegria geral...








 

A abertura do Projeto Biblioconexões do Centro Social Marista Santa Mônica aconteceu juntamente com o “Dia Nacional do Livro Infantil” e "Dia de Monteiro Lobato", na tarde desta segunda-feira, 18 de abril, em Ponta Grossa. Bibliotecária e educadores trouxeram muita alegria para centenas de educandos com o espetáculo "Comendo livros" e arrancaram muitos aplausos pela atuação criativa, cheia de humor e principalmente de poesia. Eles contaram a estória de Alice, uma menina que não conseguia entender a metáfora “comer livros”, até que Alice tem um sonho com Dona Benta e Visconde de Sabugosa, nesse sonho eles aparecem confundindo-a com a boneca Emília após muitas trapalhadas eles acabam explicando o que são as “metáforas” para Alice que daí em diante descobre o verdadeiro prazer da leitura.
Foi um momento muito descontraído para educandos e educadores.


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Novidades no ar...



Esse é um espaço que nasce para ser muito democrático e nada burocrático!
Um espaço onde se faz amigos e se troca idéias...
Este é um convite para você, seus familiares, amigos e interessados em geral pelo mundo fantástico da leitura.
Fique ligado!
Dentro de algumas horas acontecerá a abertura do “Biblioconexões Centro Social Marista Santa Mônica”.
Isso mesmo! A abertura do biblioconexões Centro Social Marista Santa Mônica acontecerá no dia 18/04 segunda-feira, aguarde, vem muita novidade por aí...

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Hora do Conto ao ar livre

Roda de leitura trantando de temas transversais de valores.

Seja bem vindo!

Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar.
Monteiro Lobato


Você está navegando pelo Projeto Biblioconexões do Centro Social Marista Santa Mônica, Ponta Grossa - PR.

Através deste  blog você terá a oportunidade de se aprofundar na obra do escritor brasileiro Monteiro Lobato por meio de atividades desenvolvidas por educandos, educadores e comunidade. Poderá também interagir com todos os participantes envolvidos neste maravilhoso projeto.